A toxina botulínica é uma das principais aliadas quando o assunto é harmonização facial.
Porém você já deve ter ouvido relatos de pessoas que tiveram problemas com o resultado após aplicação como pálpebra caída ou até mesmo assimetrias na face.
Hoje vamos explicar o que por quê essas intercorrências acontecem e como um bom profissional pode evitá-las.
Comercialmente conhecida como Botox ®, a toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e sua função é bloquear a informação de contração muscular. Inicialmente era utilizada para fins medicinais afim de tratar algumas patologias como estrabismo, bruxismo e hiperidrose.
Foi a partir do uso terapêutico que um casal dermatologistas canadenses observou a melhora das rugas em pacientes tratados e então iniciaram os primeiros testes para fins estéticos. Assim o uso cosmético da toxina se expandiu e ganhou o mundo.
Os movimentos faciais que realizamos ao sorrir, nos aborrecer ou fazer força vão criando marcas, as chamadas linhas de expressão, com o processo de envelhecimento, essas marcas tendem a se tornar mais aparentes e até mesmo permanentes. O tratamento com a toxina permite o controle da contração muscular atenuando essas marcas e até mesmo impedindo o surgimento de novas linhas. Sendo assim, seu uso também é indicado de maneira preventiva.
A aplicação da toxina botulínica é indicada a partir dos 30 anos e a seguir, listamos suas principais indicações:
- Prevenir o surgimento de rugas de expressão;
- Atenuar marcas de envelhecimento na região da testa, glabela (entre as sobrancelhas), pés de galinha (ao redor dos olhos) e código de barras (em cima dos lábios);
- Levantar o olhar;
- Arrebitar o nariz;
- Corrigir assimetrias;
- Corrigir o sorriso gengival;
- Tratar hiperidrose (transpiração em excesso);
- Tratar bruxismo (ranger dos dentes);
- Tratar blefaroespasmo (espasmos musculares nas pálpebras).
Vale lembrar que a toxina não tem efeito preenchedor não sendo indicada para preencher bigode chinês e olheiras por exemplo.
Sua duração varia de 3 até 8 meses devendo ser levado em consideração vários fatores como hábitos de vida, uso de filtro solar e produtos adequados, além é claro da saúde de cada paciente.
Apesar do sucesso nos resultados apresentados pela toxina, é preciso muito cuidado desde a sua diluição até a aplicação.
A diluição correta interfere diretamente na eficácia do resultado, é muito comum encontrar no mercado profissionais que, para atender uma quantidade maior de pacientes hiperdiluem um frasco a fim de economizar e o resultado é se não a ineficácia do procedimento, a diminuição do tempo de duração.
Outro ponto de suma importância é o profissional conhecer e dominar a anatomia da face para não errar na aplicação causando um efeito indesejado. Veja o caso da influencer de Chicago que ficou com os olhos caídos em decorrência de uma aplicação errada.
A nossa missão aqui no Instituto Nutrapele é fazer de você um profissional diferenciado e altamente capacitado, capaz de realizar uma análise ampla e completa do seu paciente, oferecendo á ele os procedimentos de maneira assertiva.
Se você deseja se tornar um profissional de referência na aplicação da toxina botulínica e em outras técnicas da Harmonização facial, seu lugar é aqui. Venha aprender com os melhores!
Confira nossos cursos e garanta sua vaga. Entre em contato conosco pelo (11) 98075-8337 ou acesse: https://institutonutrapele.com.br/ .
Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades, cursos, tendências e dicas sobre saúde e estética.