Todo tratamento estético merece uma avaliação completa, pois é nessa etapa que se conhece o paciente, identifica suas características particulares, sua rotina e suas queixas, possibilitando a indicação do melhor protocolo ou procedimento.
Uma ficha de anamenese bem elaborada antes da realização dos procedimentos estéticos é tão importante quanto investir em cursos de especialização e atualização na área.
A ficha é o instrumento de diagnóstico inicial dos pacientes, que permite conhecer e documentar as suas principais particularidades e de como elas poderão influenciar no resultado final dos tratamentos.
Trata-se de um documento legal, exigido pelas normativas da Vigilância Sanitária (ANVISA).
Todo atendimento na área da saúde utiliza essa ficha para saber mais sobre o presente e o passado do paciente.
Portanto, a anamnese consiste em entrevista, que segue um roteiro de perguntas com questões importantes para o tratamento. Tem também o objetivo de identificar as contraindicações, caso o paciente possua.
Além disso, esse documento garante um respaldo ao profissional no caso de complicações pós-atendimento.
Através dessa ficha, descobre-se o histórico de saúde do paciente, possíveis doenças que sejam contraindicadas para o tratamento, se ele já realizou ou está realizando outros tratamentos estéticos, além de possibilitar entender melhor a sua rotina.
Para uma avaliação completa do paciente, deve-se adicionar um exame clinico físico à ficha de anamnese.
Essa avaliação também serve como porta de entrada na criação da relação de confiança entre o profissional e o paciente, dando ao paciente maior segurança para escolher e realizar o procedimento indicado.
Em um mercado tão amplo e concorrido, para se destacar, é preciso oferecer tratamentos com alta eficiência e qualidade, que iniciam com o preenchimento adequado de uma ficha de anamnese.
Um profissional da área estética deve e precisa ser mais detalhista e meticuloso do começo ao fim no atendimento aos seus pacientes deixando uma impressão positiva e que conquiste credibilidade no mercado.
Foi pensando nisso, que percebendo a ausência de instituições que não priorizam o cuidado com o paciente como ponto focal de suas grades, o Instituto Nutrapele escolheu oferecer o curso de Planejamento e Anamnese na HOF (Planejamento completo da Full Face), ministrado pela Dra. Juliana Rampani. O curso, além de ensinar tudo sobre os produtos utilizados em uma harmonização facial completa, mostra como preencher a ficha de anamnese.
Faz parte do conteúdo do curso: seringas, agulhas e cânulas; graduações das seringas; toxina botulínica (onde e como utilizar, marcas, diferenças entre elas, diluição); preenchedores (diferenças entre as marcas e reticulações, onde e como utilizar, quantidade técnica na utilização); bioestimuladores de colágeno (diferenças entre marcas, princípios ativos, quando e onde utilizar); diferença entre bioestimuladores e ácido hialurônico (como saber qual utilizar na harmonização); anamnese completa do paciente; planejamento completo da Full Face.
Através dele, você aprende a guiar os procedimentos aplicados nos pacientes para obter o resultado almejado! Garanta a sua vaga! Entre em contato conosco pelo (11) 98075-8337 e faça sua inscrição.
Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades, cursos, tendências e dicas sobre saúde e estética.